Com utilizar um Multímetro

26 10 2008

E ai pessoal. Bom esse é um post bem básico onde farei uma explicação breve e geral de como utilizar corretamente um multímetro para obter as medições desejadas. Pelo motivo de existir inumeros multímetros com configurações e especificações diferentes vou abordar os 3 tipos de medições mais utilizados e mais comumente presente entre os multímetros. Primeiramente aconselho fortemente que antes de usar procure sempre dar uma lida geral no manual do multímetro a ser utilizado e ler cuidadosamente o capítulo de avisos importantes do fabricante. Nesta explicação estou me baseando no multímetro ET-2082B da Minipa que está na foto abaixo:

 

 

Multimetro e acessórios

Multímetro e acessórios

Na foto estão presente também alguns acessírios que são enscessários para determinados tipos de medidas. As pontas de prova (serve para realizar medições de tensão, corrente, impedância) estão a direita do multímetro e acima estão os acessórios utilizados para medir temperatura, capacitancia, indutância e hFE de transistores.

As partes do multímetro que serão relevantes para nós nesta explicação são os botões “Power”, “DC/AC”, o botão giratório que se encontra no meio do multímetro e os 4 plugues de encaixes para os acessórios.

 

Multimetro

Multímetro

 

 

Olhando na foto acima observe botão giratório central onde é possivel selecionar opções do que deseja-se medir. Esse multímetro exige que ao ser ultilizado a pessoa escolha a escala de grandeza da medição que irá fazer sabendo que o visor apresenta apenas 3 digitos. Ou seja se você vai medir uma tensão pequena (menor que 2 V), terá que colocar a escala de grandeza em “2V” ou até mesmo em “200mV” = “0,2V” dependendo do quão pequeno é esta tensão que você estará medindo pois assim o visor mostra com uma precisão maior. Para exemplificar vamos supor que existe uma tensão de 0,178 volts que você quer medir. Ao medir esta tensão com a escala de grandeza em “2V” o visor mostrará “0,18V” o que pode ser o suficiente de precisão dependendo do caso, mas se você necessita de uma precisão maior coloque a escala de grandeza em “200mV” e no viso será mostrado o valor “178mV” ou seja você obteve uma precisão maior (no caso ai de um digito a mais). Por isso é importante que se escolha corretamente a escala de grandesa quando está efetuando a medição. Agora você deve estar pensando: “Derr! Mas como eu vô adivinhar em que escala colocar se eu não sei a tensão que estou medindo?! Se eu soubesse qual é a tensão eu não estaria medindo ela”. Sim, você esta certo, não tem como saber em qual escala colocar de cara, mas você pode dar um bom chute caso conheça bem o projeto ou o local em que está realizando a medição. Caso não tenha muita noção comece da maior escala possível no seu multimetro e vá abaixando até chegar num boa precisão. NUNCA coloque direto em uma escala de grandeza pequena se não tiver certeza de que o valor a ser medido é realmente pequeno, pois caso o valor seja bem maior que a escala utilizada, você corre grande risco de queimar seu multímetro. QUANDO FOR FAZER A MEDIÇÃO CERTIFIQUE-SE DE QUE AJUSTOU O BOTÃO PARA O TIPO DE MEDIÇÃO QUE IRÁ FAZER, MESMO JÁ TENDO CONFIGURADO AS LIGAÇÕES DAS PONTAS DE PROVA. Tudo isso que eu expliquei a respeito de escala de grandeza é aplicado à vários multímetros, mas existem muitos multímetro de alta qualidade que fazem essa seleção automaticamente, ou seja, você só seleciona o tipo de medição que deseja fazer (tensão, corrente e etc.) e só. Ele se ajusta ao valor que for necessário para lhe dar a maior precisão.

Bom após ter entendido a idéia da seleção de grandeza de escala observe que externamente a cada uma dessas região de seleção existe um símbolo indicando a que tipo de medição que as grandezas são referentes. Como exemplo observe na parte superior do botão giratório que existem os valores de escala começando de 200 segundo para 2K, 20K e assim sucessivamente. Logo acima desses valores esta o símbolo “Ω” (ohms) que quer dizer que esses valores são referente a medição de impedância.

Agora observe ainda na mesma figura que existem 4 plugues abaixo desse botão giratório. Esses são os plugues usados para conectar as pontas de prova e os outros acessórios. Aqui só nos interessa saber utilizar as pontas de prova. Primeiramente a ponta de prova preta sempre fica conectada no plugue “COM” e a vermelho vai depender do que você irá medir. Caso você queria medir tensão, seja qual for a escala que você irá utilizar, conecte a ponta de prova vermelha ao plugue “VΩHz”.

 

Pontas de provas conectadas

Pontas de prova conectadas

 

 

Caso queira medir impedância, mesma coisa: ponta de prova vermelha no plugue “VΩzHz”. Caso queira fazer teste de continuidade use esta mesma configuração das pontas de prova só que coloque o botão giratório de seleção da escala de grandeza no símbolo de um diodo com um símbolo sonoro na frente. Na figura a baixo o multímetro está configurado para o teste de continuidade e fica fácil de observar o símbolo que eu descrevi. Com a mesma configuração é possível medir a queda de tensão na polarização direta de um diodo. Para medir a queda de tensão na polarização direta ligue a ponta de prova preta no Cátodo e a ponta de prova vermelha no Ânodo do diodo.

 

Configuração para teste de continuidade

Configuração para teste de continuidade

 

Para medir corrente na ordem de mA é necessário plugar a ponta de prova vermelha no plugue “mA” e ajustar a escala de grandeza. 

 

Pontas de prova conectadas

Pontas de prova conectadas

 

Finalmente se deseja medir uma corrente na ordem de A basta plugar a ponta de prova vemelha no plugue “A”. Só para recordar em todas essas configurações a ponta de prova preta sempre esteve plugada no “COM” e é sempre necessário ajustar com o botão giratório qual o tipo de medida que será realizada.

 

Pontas de prova conectadas

Pontas de prova conectadas

 

Ta legal! Agora sabemos como configurar nosso multímetro para fazer medições, falta só saber de que maneira colocar as pontas de prova no circuito para cada tipo de medição. Como medir a queda de tensão de um diodo em polarização direta já foi explicado agora vamos ver para medir tenção, corrente e impedância. Para medir tensão ligue as pontas de prova em paralelo com o componente ou com a região do circuito que quer saber a diferença de tensão. Pro exemplo se um circuito tem uma fonte  e duas resistências em série e deseja-se saber a queda de tensão em apenas uma delas, é só colocar a ponta de prova preta antes dela e a ponta vermelha logo depois da resistência assim formando uma ligação em paralelo com a mesma. Para medir corrente usamos o multímetro ligado em série com o circuito no ponto em que desejamos saber quanto esta passando de corrente. Para isso basta abrir o circuito no ponto desejado, assim você terá dois pontos em aberto, ai ligue esses dois pontos conectando a ponta de prova preta no ponto em que a corrente chega e a ponta de prova vermelha ao ponto que a corrente sai. Dessa forma se você desenhar uma seta no sentido da corrente a ponta de prova preta ficará na parte de trás da seta e a ponta de prova vermelha ficará na ponta da seta. Assim o multímetro estará em série no circuito e medindo quanto está passando de corrente por esse ponto. Para medir impedância de um resistor basta conectar uma ponta de prova  a cada extremidade do mesmo.

Voalá! Agora você já pode realizar suas medições. Esse foi um tutorial bem básico. Caso precisa fazer medições mais avançadas ou de tipos diferentes estude o manual dos eu multímetro que nele deve estar todas as informações necessárias de como configura-lo. Qualquer dúvida, pedido ou correção por favor me mandem um e-mail. Obrigado.


Ações

Information

One response

16 03 2012
Altair M.Almeida

valeu ,boa ideia orientar os amigos.VC sempre faz este tipo de orientasão,parabens

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: