Tabela de cores para resistores (como ler o valor do resistor)

21 10 2008

Acho que todos nós que mexemos com eletrônica temos a necessidade de ter uma tabelinha com o código de cores dos resistores. Pra quem não sabe os resistores expressam seu valor em Ω (ohms) e sua tolerância em % através de 4 faixas coloridas. Primeiramente segura-se o resistor de maneira q fique com a faixa dourada ou prateada para sua direita (que representa sua tolerância) e então verifica qual o valor da primeira e da segunda faixa colorida da esquerda pra direita. Esses dois valores formam um número por exemplo:

se a primeira faixa for laranja (número 3) e a segunda for verde (número 5), então será formado o número 35 correto?! Ok.

Agora que você já leu as duas primeiras faixas, a terceira faixa significa a quantidade de zeros que vem depois desse numero que você leu, ou seja, caso a terceira faixa seja preto (número 0) seu numero não terá nenhum 0 após o numero encontrado nas duas primeiras faixas. Caso a terceira faixa seja azul (numero 6) o número encontrado nas duas primeiras faixas terá 6 zeros depois dele o que da na mesma que multiplicas o número encontrado por 1.000.000 (também pode ser visto como 10 elevado a 6). Continuando o exemplo dado anteriormente vamos supor que a resistência tem a primeira faixa laranja (número 3), a segunda faixa verde (número 5) e a terceira faixa vermelho (número 2). Juntando a primeira com a segunda faixa temos o numero 35 e depois colocando 2 zeros que são correspondentes a terceira faixa, temos o numero 3500. Ou podemos dizer que multiplicamos o numero 35 por 100 (também pode ser visto como 10 elevado a 2). Para finalizar temos a ultima faixa, referente a tolerância, que pode ser dourada ou prateada. Caso a faixa seja dourada o resistor tem 5% de tolerância, caso seja prateada tem 10%.

Pode parecer complicado ler resistores, mas é questão de acostumar. Enquanto não decoramos as cores podemos utilizar uma tabelinha que facilita bem nossa vida. Eu procurei algumas e a que axei melhor e mais objetiva foi essa. Qualquer dúvida só me mandar um e-mail.

Tabela de cores de resitores

Tabela de cores de resitores

About these ads

Ações

Information

3 responses

18 03 2009
henrique

gostei muito de ter procurado a tabela e ter emcontrado valeu grato

20 08 2009
marcelo

MAS COMO EU SEI A POTENCIA DE UM RESITOR ??? POIS EU PRECISO DE 0,25 W 100 OHMS

23 11 2009
lccavalheiro

A principio não tem um lugar físico no corpo da resistência onde você pode ver este valor, porém ao comprar a resistência o vendedor saberá lhe informar. Para as pessoas que já estão mais familiarizadas com a utilização sabem dizer pelo tamanho do corpo da resistência. Mas fique tranquilo a maioria das resistências que se encontra em lojas de eletrônica para projetos simples são de 0,25W.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: